domingo, 29 de junho de 2014

É TRANSITÓRIA



Nada é infinito 
Tudo passa 
Como um sonho; 
Até mesmo a vida! 
A vida? 
É apenas uma vela acesa que 
encandeia e ofusca os olhos 
Uma vela que se acende e pode 
se apagar a qualquer momento

A minha realidade? 
Também passa! 
É como se apenas as letras 
tivessem sentido; 
Sentido demarcado pelas 
palavras escritas na história. 
E o sonho? 
O que não existe para o outro 
Só para você, 
Para mim.

O real para mim 
É a finitude do infinito 
O sentido sem sentido 
O estar por não está 
É a mera eloquência da palavra 
sem sentido 
A massa falida, 
O que está por vir!


Taniamá Vieira da Silva Barreto 

DA SUBJETIVIDADE ...!



Minha realidade?
Alicerça-se no vazio; 
Na subjetividade da ideia; 
Da letra
Da palavra
Da sentença 
Do período!

Minha realidade? 

Não a busco, 
Apenas sinto! 
Na situação da vida 
Sentido! 
Significado! 
Doação! 
Lida!

Minha realidade? 

É o que ela me dá 
É apenas um brilho 
Imaginário
Infinito 
Insignificado 
Não vivido 
O mito!


Taniamá Vieira da Silva Barreto

sábado, 28 de junho de 2014

O RECOMEÇAR DA VIDA


A vida me aprontou poucas e boas:
Me massacrou!
Me escarneceu! 
Me alegrou
Me entristeceu! 
Pura contradição ..!

Com as coisas que ela me trouxe
Tropecei aqui,
Cai ali; levantei acolá 
Pois é! Isso é a vida ...! 
O que é a vida, senão 
A nossa capacidade 
de superação?

A vida é a nossa própria 
condição de sermos 
E estarmos indo e vindo; 
Sorrindo e chorando; 
Amando e odiando, 
Trazendo para o mundo a
experiência 
Do que temos condição de fazer.

Dizendo para o outro
O que a vida nos preparou 
para fazer! 
Entregando para o mundo 
O que ela nos fez capaz de entregar! 
Gritando, para quem quiser ouvir, 
O que temos que dizer:

Que somos capazes de amar;

De sofrer, sem chorar; 
De sorrir, sem escarnecer; 
De viver, sem complicar! 
Enfim, gritar:
Estou pronta para recomeçar!


Taniamá Vieira da Silva Barreto

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Refletindo sobre o significado do Progresso.

27 de JUNHO de 2014 - Entre os vários desafios da minha vida está a tentativa de dar significado ao não significável. Ou pelo menos procurar entender o que é possível não entender. Por exemplo, refletindo sobre a data 27 de junho, me deparei com um significado a ela atribuído: “Dia Nacional do Progresso”. Ora, se o dicionário nos informa que o “progresso” nada mais é do que o movimento para frente, em que o aumento do desenvolvimento ocorre para melhor ou pior, então é preciso procurar entender a ênfase da alusiva data. Não pretendo refletir sobre o progresso sob a ótica do capital; mas sim, tecer ligeiros comentários historiográficos, fundamentados no pensamento filosófico. Isto porque a construção do pensamento progressista nada mais é que a ideia de que o mundo pode se tornar gradativamente melhor no que diz respeito à ciência, tecnologia, modernização, liberdade, democracia, qualidade de vida etc. Neste caso o pensamento filosófico rompe com as amarras do tecnicismo, mas considera importante buscar formas de entendimento da técnica e do progresso como instrumentos de melhoria da qualidade de vida, porém, sem negar os vises neles embutidos. Vai além da ideia de mudança e constrói argumentos sobre a transformação. Sai do entendimento de progresso em linha reta e envereda pelas curvas do significado cíclico do pensamento Friedrich Nietzsche, ou em espiral, segundo a dialética de Hegel Max. Quero entender o progresso como indicativo da existência de um sentido de melhorar a condição humana conforme o pensamento de Hannah Arendt, com atividade que transcende o aqui e agora e alça grandes voos da imaginação, criando e recriando pontos-de-vista das mais variadas ordens e com os mais variados significados; sejam eles teológicos filosóficos e/ou científicos. Em qualquer um dos sentidos, a ordem é reexaminar a quem serve ou servirá o progresso. Contudo, qual o sentido de reexaminar o significado do progresso na contemporaneidade? Quais os benefícios, em termos de transformação, por ele trazido? O progresso, pois, enquanto prática do desenvolvimento sustentável da própria condição humana, devendo ser vivido e comemorado todos os dias, sendo cada um o “Dia Nacional do Progresso”.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

DROGAS: A MAZELA DO SÉCULO XXI

Um dia um aluno indagou-me: - Professora, se o caminho das drogas é a morte a cadeia ou hospital, porque as pessoas teimam em usá-las? Relutei em responder; pois, não encontrava a alternativa que mais se aproximaria da resposta certa (?) para aquele momento. Pensei ...! Pensei...! Decidi abordar o assunto sob a ótica do quadro epidemiológico, de forma a estabelecer um discurso sobre os indicadores que nos ajudariam a entender tão complexa problemática. O fato é que as drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, resultando em consequências negativas de ordem social e econômica. Social, pois desestrutura a família; e econômico porque gera diversos custos para a própria família, que se vê forçada a financiar a compra da própria droga para que seu filho, irmão etc, não enverede no mundo do roubo, bem como a sociedade e o governo, para a manutenção do tratamento dos usuários da droga. A situação se complexifica quando analisada à luz do financiamento da violência e do crime. O drogado rouba e até mesmo mata para adquirir a droga. Ao se endividar e não ter o dinheiro para arcar com os custos, ou é morto ou mergulha no mundo do crime, finalizando com a prisão ou mesmo a morte. Impõe, também, acrescentar que grande parte dos usuários inicia o uso, geralmente, na escola e em idade cada vez mais prematura. É um ingresso, quase sempre, sem volta! Urge, então, medidas por parte da família, da escola, da sociedade e dos governantes, para tratarem as drogas enquanto problema das políticas públicas. Nesse sentido, caro aluno, a questão a ser aprofundada é: como fazer dom que o jovem não se inicie no mundo das drogas? O que podemos fazer, enquanto, educadores e alunos, para coibir a circulação das drogas no espaço escolar e nos ambientes ao redor da própria escola? Como ajudar aos alunos que já estão no mundo das drogas? É preciso estabelecer uma pedagogia do diálogo, da ajuda mútua, da convivência das amizades, informar sobre os perigos deste mundo tão perverso, cultivar e ensinar valores humanos, a partir da valorização da saúde e da vida. Viver com afeto! Conversar sobre as medidas preventivas a partir do entendimento dos próprios jovens e crianças para então significar novos valores, de forma participativa entre escola, família, setor saúde, segurança e a sociedade civil organizada, em toda a sua amplitude,

26 de Junho-Dia Internacional de Luta Contra Droga.


26 de JUNHO de 2014 - O Mundo comemora a 26 de Junho, o Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.

Instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como finalidade ajudar e sensibilizar as pessoas a tomarem consciência sobre os efeitos nocivos do consumo destes produtos.

Actualmente grande parte da juventude encontra-se ameaçada pelo uso indevido e tráfico ilícito de drogas, causada pelo engano daqueles que, sem importar o dano que causa às pessoas, se enriquecem à custa das vidas de terceiros.

Contudo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, reconhece que o abuso e tráfico de drogas constituem um importante obstáculo ao desenvolvimento humano.

Por esse motivo, o secretário-geral da ONU exorta os estados a tornarem-se partes na Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional.

Apela também aos estados para que, como partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, honrem os seus compromissos de reforçar a integridade e reduzir a corrupção que favorece o tráfico de drogas.

No mundo segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 200 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas, representando 4,7% dos habitantes do planeta com mais de 14 anos.

Segundo a OMS estes números, por si só, , são suficientemente alarmantes, mas os efeitos do uso de drogas vão muito além dos indivíduos envolvidos e causam danos incalculáveis à sociedade, em termos de saúde, sociais e económicos, inclusive na propagação do VIH/Sida.

Angola tem vindo a registar um aumento crescente de tráfico e consumo de drogas, segundo fontes da Direcção Nacional de Investigação Criminal e da Comissão Interministerial de Luta anti-Drogas (CILAD).

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Aos amantes da Leitura...


Trabalhos literários, publicados da escritora e poetisa Doutora Taniamá Vieira Barreto, a mesma Concluiu o Doutorado, o Mestrado e a Especialização na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Faz Pós-Doutorado no Seminário de Teologia Católica (SETECA) em Uberlândia-MG, na área de Teologia Missiológica.

Trabalhou no Ministério da Educação, enquanto Consultora da UNESCO.

É Professora Titular aposentada da Universidade Regional do Rio Grande do Norte.
É Poetisa, Escritora e Pesquisadora.

Mora em Mossoró - Rio Grande do Norte, República Federativa do Brasil.



Confira as Obras Literárias.





sábado, 21 de junho de 2014

DO SIGNIFICADO



Não sei se digo ou não digo!
Faço?
Não faço?
É dúvida!
É certeza.
É Incerteza!
Então, Traço!

Parto da escrita sobre o duvidoso:
O enigmático
Da contemplação
Da validação
Da canção
Da devoção
Devasto.

Não canto, mais cânticos.
Apenas, os góticos!
Da devastação
Da condição
Da resignação
Sofreguidão?
Não, Passo!

Qual o sentido da contemplação?
Digo: da esperança?
Não! Mas, choro
Digo: Angústia.
Há sofrimento?
Não, há vida.
São estilhaços!

Entre poesias e crônicas
Sigo indo e vindo;
Meus céus contemplando
Nunca desisto
Lutar sempre
Buscar amparo
Convenço!

Amar e não devastar
Entender e não contestar
Vez em quando
Desenho a vida para os outros
E para eu mesma
O que o outro é
Para ele.

Para você? Não!
Para o outro!
Para aquele:
Que não sabe, mas vai
Buscar entender o significado do amor
Buscar, mesmo que seja para entender
E principalmente, buscar no subjetivo

O sentido do sentimento de amar
O significado de ser
Ser em si
Se dar e se dar ao outro
Outro que está com você
Você que é o outro.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Cerimônia de Criação e Instalação da ALAM, Academia de Letras e Artes de Martins.


Ex-Deputado estadual Patrício Junior, Drª e Escritora Taniamá Vieira Barreto, o Historiador Junior Marcelino e a Prefeita de Martins Olga Fernandes.



Na noite do dia 14 de Março de 2014, aconteceu nas dependências do Hotel Serrano a cerimônia de Criação e Instalação da ALAM, Academia de Letras e Artes de Martins, um passo gigante para a Cultura não só local mas regional e nacional. Drª Taniamá, escritora, Junior Marcelino historiador, idealizadores dessa brilhante ideia. O Doutor Marcos Pinto da Academia de Letras de Apodi fez uma iluminada explanação falando sobre a importância de uma Academia desse porte para o desenvolvimento cultural de um povo, como também os critérios fundamentais para ser um acadêmico. Marcaram presença no evento representantes da gestão publica, da justiça, comunicação falada e escrita, músicos, escritores, escultores, culinaristas, artesãos e outros.
Lembrando que o evento foi aberto a todos os afetos da cultura e das artes e população como um todo.
Os Neo-Acadêmicos foram chamados à frente da plateia.
Parabenizo aqui os idealizadores da ALAM, à gestão publica na pessoa da Olga Fernandes que está abraçando com todo carinho e respeito essa ideia cultural e parabenizo aos martinenses por receberem esse presente tão honroso que é a Academia de Letras e Artes de Martins.



Fotos do Evento:



terça-feira, 17 de junho de 2014

DIA DO APOSENTADO

17 de JUNHO de 2014 - Meus parabéns, vai para você, Funcionário Público Aposentado. Este dia 17 de junho é data comemorativa do Funcionário Público Aposentado. Sejamos, então, críticos do nosso cotidiano e nos indaguemos: Qual o papel do aposentado na sociedade?! Que projeto político-pedagógico está sendo delineado para inserir o aposentado nas políticas públicas? Que será? Que será? .... Reflitamos sobre nossos espaços!


17 de Junho Também é O Dia Mundial de Combate à Desertificação

O que estamos fazendo em defesa da nossa fauna e flora?

domingo, 15 de junho de 2014

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.


15 de JUNHO de 2014 - O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

Confira a íntegra da Nota Pública divulgada pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso:

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

• O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, órgão superior de natureza e de liberação colegiada, permanente, paritário e deliberativo, integrante da estrutura regimental da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, vem publicamente externar à sociedade brasileira, às instituições governamentais e não governamentais, às lideranças municipais e estaduais, aos grupos e demais instâncias onde se reúnem pessoas idosas nos municípios que compõem nossas unidades federativas a importância de se viabilizar, no âmbito de suas respectivas competências e esferas de atuação, ações relativas à conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

• A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo. A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

• O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal. Na esteira deste movimento mundial deve-se incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas da prevenção.

• Neste sentido, é mister registrar a satisfação deste Colegiado Nacional em tomar conhecimento das ações que já vem sendo desenvolvidas em diversos municípios brasileiros, bem como recomendar a todos os conselhos estaduais dos direitos do idoso que envidem esforços para a mobilização dos conselhos municipais, organizações da sociedade civil e mesmo os órgãos governamentais no âmbito da sua esfera de atuação para que haja manifestações, atos públicos e atividades que tragam o tema da violência contra a pessoa idosa como um tema de visibilidade pública.

• Por fim, convém recomendar que, sempre que possível, todos os eventos e atividades desenvolvidas para a conscientização da violência procurem abordar a necessidade de articulação em rede para o enfrentamento do fenômeno. Sabe-se que a construção efetiva de uma rede somente pode se dar em torno de situações concretas, como é o caso da violência.

Brasília, junho de 2009.

José Luiz Telles

Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso

Secretaria Especial dos Direitos Humanos / Presidência da República

Fonte: ANADEP

Estado: DF

sábado, 14 de junho de 2014

Foto no Museu Fazenda em Campina Grande


14 de JUNHO de 2014 - Em Campina Grande, 14 de junho de 2014, com as confreiras Joana D'Arc Fernandes (Presidenta da AFLAM) e Conceição Maciel. Integram o grupo o Sr. João (idealizador do Museu Fazenda) e o professor Raimundo Filgueira.

DINÂMICA SOBRE APOSENTADOS E QUALIDADE DE VIDA

Imagem ilustrativa 



APOSENTADOS E QUALIDADE DE VIDA


Drª  Taniamá Vieira da Silva Barreto


I) Abertura: Bom dia amigos e amigas, Estou aqui, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, apenas para dizer cantando:

Me convidaram pra falar da qualidade

Eu respondi: Tô nessa!

Me disseram que vida é prioridade

Eu respondi: Tô nessa!

Tô nessa! Porque estou aposentada

Sou cidadâ e não fico sem fazer nada

Tô nessa! Tô nessa!


II) Vejamos atentamente, o Video “faça o seu melhor” e reflita sobre este novo tempo que está vivendo e o que pode ser feito com alegria.


III) Refletindo: Quando estamos no nosso ambiente de trabalho seguimos uma rotina de regulamentos determinados por leis ou convencionados por princípios éticos da profissão. Quando nos aposentamos criamos nossos próprios regulamentos e muitas vezes decidimos correr atrás do prejuízo daquilo que não fizemos ou não tivemos condições de fazer. Então, iniciamos a realização de coisas, outrora sonhadas ou até mesmo nunca pensadas; quanto mais realizadas.


Precisamos, pois:


 Definir nossos objetivos, com criatividade.


 Selecionar nossas prioridades, para este nosso novo tempo.


 Estabelecer critérios para Selecionar os integrantes do Time para compor o jogo da nossa vida, fazendo uma Nova História.


 Nossa Seleção deve ser integrada por um time harmônico cantado de:


Fé - Veja! Não diga que a canção está perdida; Tenha fé em Deus, tenha fé na vida: Tente outra vez (Tente Outra vez - Raul Seixas)


Visão o que está ao seu redor - olha pro céu meu amor / veja como ele está lindo / olha pra'quele balão multicor / que lá no céu vai sumindo - olha pro céu meu amor (José Fernandes e Luiz Gonzaga). 


Alegria - mas e a vida /ela é maravilha / ou é sofrimento? / ela é alegria / ou lamento? / o que é? / o que é? / meu irmão... (Eterno aprendiz – Gonzaguinha)


Amor - sem lenço e sem documento; nada no bolso ou na mão; eu quero seguir vivendo, amor. eu vou porque não, porque não? (Caetano Veloso - Alegria, alegria (1968)


Então, Movimente-se:

Embola, morena(o), Embola, molha o pé mas não molha a meia...!


Viemos de Mossoró pra fazer barulho na terra alheia ...!


Embola, morena(o), Embola, molha o pé mas não molha a meia...!

Viemos pra Campina Grande, pra fazer zoada na terra alheia...!


Dê a Largada para um NOVO MODO de Ser.



ÁGUIA PEQUENA (Pe Zezinho)


Tu me fizeste uma das tuas criaturas
Com ânsia de amar
Águia pequena que nasceu para as alturas
Com ânsia de voar
E eu percebi que as minhas penas já cresceram
E que eu preciso abrir as asas e tentar
Se eu não tentar não saberei como se voa
Não foi a toa que eu nasci para voar.

Pequenas águias correm risco quando voam
Mas devem arriscar
Só que é preciso olhar os pais como eles voam
E aperfeiçoar
Haja mau tempo haja correntes traiçoeiras
Se já tem asas seu destino é voar
Tem que sair e regressar ao mesmo ninho
E outro dia, outra vez recomeçar.

Tu me fizeste amar o risco das alturas
Com ânsia de chegar
E embora eu seja como as outras criaturas
Não sei me rebaixar
Não vou brincar de não ter sonhos se eu os tenho
Sou da montanha e na montanha eu vou ficar
Igual meus pais vou construir também meu ninho
Mas não sou águia se lá em cima eu não morar.

Tenho uma prece que eu repito suplicante
Por mim, por meu irmão
Dá-me esta graça de viver a todo instante
A minha vocação
Eu quero amar um outro alguém do jeito certo
Não vou trair meus ideais pra ser feliz
Não vou descer nem jogar fora o meu projeto
Vou ser quem sou e sendo assim serei feliz



Se você não realizou seus sonhos profissionais nem se aposentou como queria, pode lutar para ser e viver os sonhos ainda não realizados.


Avance! Nunca é tarde: Aprenda a viver e pensar com a mente calma e treinada, trilhando o caminho para viver com alegria; para vencer as barreiras e conquistar tudo o que sempre desejou; inclusive, viver com qualidade.


Então, faça apenas aquelas coisas que lhe proporcionam alegria e harmonia, vivendo o seu próprio projeto. Eis o nosso desafio: sonhar e viver com o hoje como se fosse o amanhã.


Taniamá vieira da silva Barreto, em nome da Aposentadoria com Qualidade.


Mossoró-RN, 13 de junho de 2014


Tema apresentado ao grupo de aposentados, participantes do VII Seminário de Aposentados, em 13/06/2014 (sexta-feira), às 07:00h.