sábado, 18 de outubro de 2014

O FILÓSOFO DA VIDA E DA ESPERANÇA


Minha homenagem especial vai pra você, Francisco Filho, o inspirador de tantas ideias e da superação de tantos desafios.

A Academia de Letras e Artes - ALAM orgulha-se de ter você integrando o seu seleto grupo de Imortais.

Parabéns pela obra.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

NOSSOS PARABÉNS!!!



Dalva Vieira é acadêmica da ALAM "Academia de Letras e Artes de Martins", hoje é o seu aniversário e és felicitada por todos os membros da ALAM.
Sucesso é o que desejamos à Dalva Vieira. Feliz aniversário!!!


Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto, presidente da ALAM e demais membros.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

MINHAS LEMBRANÇAS DE PROFESSORA.



15 de Outubro de 2014

Dia ensolarado, pássaros cantando, beija-flor sugando os néctares de uma frágil flor da roseira do meu quintal.

Minhas lembranças fluem do pensamento como um rolo de filme infinitamente rico em mensagens e imagens de fatos ocorridos na minha vida, desde a tenra idade!

Saboreio cada lembrança advinda do meu cotidiano docente e do convívio com minha mãe e minha vó materna, ambas professoras.

Busco relacionar o meu ser professora com os delas e para minha alegria tem tudo a ver! Muita semelhança! Semelhança até nas experiências.

Alegria, porque como professora, fui o retrato fiel das minhas grandes mestras: Francisca Viana de Messias (avó) e Maria Alexandrina da Conceição (mãe).

Em meio a tantas recordações lembrei das palavras carinhosas de uma ex-aluna, hoje professora prestes a se aposentar que serviram de alimento para o entendimento do meu papel na formação do aluno-cidadão, contribuindo para tantos profissionais inseridos no mercado de trabalho. Ela (Rizelda Silva) assim se expressou:

- "Boa tarde, professora poeta. Amei depois de muitos anos o retorno a te encontrar e saber que você está bem.
Sabia que você foi uma de minhas referências na vida acadêmica e profissional? Fui sua aluna na nossa época de Colégio Estadual. Pena que não lembre  de seus alunos! Foram tantos! E com tantas histórias! Viu como você fez a diferença em nossas vidas !!?
E tem mais, sugiro para os meus professores de química, alguns projetos que a senhora desenvolveu com sua turma. E tá tendo uma boa aceitação. Falei de ti e de seus ensinamentos, para nossa professora de Química. Ela amou a Gincana que você preparou para nós, no Ensino Médio. Iremos realizar em breve. Trabalhamos com oficinas de confecção de tabela periódica. Show com os alunos do Ensino Médio."


Neste nosso dia, obrigada Rizeuda (Riz Silva), só deu certo porque seu coração foi um terreno fértil onde plantei minha prática pedagógica.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DIA 13 DE OUTUBRO: MÚLTIPLAS HOMENAGENS


Dia 13 de outubro de 2014, zero horas e sete minutos e eu me preparando para iniciar a minha segunda jornada de repouso e estar pronta, às 06 horas, para a reza do terço de Nossa Senhora (esta é a minha prática matinal), quando me vem o pensamento: Gente, hoje é o dia do escritor! Devo dizer alguma coisa sobre esta data!

Sou uma aposentada que intensifica dia a dia sua prática de escritora e poetisa. Então, como deixar passar em branco data tão significativa? Tornei a me indagar: O que sei desta data? Qual sua origem?

Sobre o dia do escritor, foi no dia 13 de outubro do ano de 1988 que o egípcio Naguib Mahfouz recebeu o Prêmio Nobel da Literatura, sendo o primeiro escritor de língua árabe a ser agraciado por tal homenagem.

Acessei a internet e quão grande foi a minha surpresa ao perceber que no dia 13 de outubro são comemorados também o dia do Fisioterapeuta, do Terapeuta Ocupacional e o que é mais surpreendente, o Dia Mundial da Vida!

Insisti, então, no questionamento: Como posso dar conta de assuntos tão adversos e complexos?

Opto por aquele menos complexo o qual mais domino: A Vida! É graças a ela que consigo exercitar a minha atividade de escritora! É por ela e com ela que expresso meu pensamento, mesmo sabendo as limitações que me são impostas pelas restritas condições de uso das palavras.

Volvo meu olhar para longe em busca de encontrar fundamentos para que eu possa expressar o significado da vida ...! E estarreço ao perceber que, senão a minha vontade de senti-la minha, a vida nada mais é do que a sabedoria transbordando em nosso coração. Então, precisamos apenas olhar para dentro de nós mesmos e buscar em nosso coração a marca da sensibilidade para fazer fluir os sentidos da sabedoria e do sentimento transbordados e se fazendo compreender através da escrita. É colocar no papel (ou na tela do computador) a sensibilidade que a vida lhe oferece.

É na simplicidade da palavra escrita que se encontra a verdadeira essência do entendimento da vida solidária. Peço a Deus que a saúde se espalhe sobre toda a humanidade para que todos nos tenhamos vida com amor, paz e solidariedade.


Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto

domingo, 12 de outubro de 2014

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Perto da meia noite do dia 12 de outubro de 2014 e eu fazendo um balanço do significado da espiritualidade e da ação da Nossa amada Mãe Celestial sobre nossas vidas.

Fico contemplando sua imagem e percebo que há uma energia positivamente suave e maravilhosa emanando do seu interior. É como se Ela dissesse: Calma, filha, estou aqui cuidando de ti. Estou velando por ti.

As lágrimas rolam em meu rosto, por me sentir indigna de tanto amor.

Peço, então, a Nossa Senhora que fortaleça a minha fé e a dos que me cercam!

Mãe, abençoa minha família,

Os dirigentes do nosso Município e do nosso Estado.

Abençoa nossa Nação!

Cobre-nos com teu manto sagrado!

Obrigada, Nossa Senhora!


Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto

sábado, 11 de outubro de 2014

11 DE OUTUBRO DIA DO DEFICIENTE FÍSICO.




Oponho-me a compreender o termo “deficiente físico”!

- Por que?

- Simplesmente, porque seria mais apropriado dizermos que essas pessoas são dotadas de uma exagerada capacidade de superação das suas limitações físicas. Elas são hábeis, criativas e ultrapassam barreiras que nós ditos normais, fisicamente, jamais seríamos capazes de superar.

Então, denomino de “Eficientes Físicos”, essas pessoas que admiro, louvo e reverencio, pela sua condição de ser diferente não só fisicamente, mas, principalmente, pessoalmente.

Neste dia 11 de outubro de 2014, conclamo a você cidadão a buscar o entendimento do real significado de ser deficiente físico à luz da condição de ser “eficiente físico”. Buscar a compreensão de que a afirmativa: “somos todos iguais na diferença” precisa ser entendida não apenas no seu sentido epistemológico, mas, sobretudo, na essência da diferença das nossas “deficiências pessoais” de sentimentos e capacidades de superação.

O dom do Entendimento, um dos 07 dons do Espírito Santo, nos dá Sabedoria para compreender com a Ciência do coração, do sentimento e da humanização o dom da Fortaleza que é a capacidade de superação das barreiras do ambiente que nos cerca.

As pessoas com Eficiência física, seja de qual ordem for: visual, motora, auditiva ou mental, são dotadas ou desenvolvem com o tempo a sua capacidade de superar as deficiências dos ambientes que as circundam.

São inúmeras as barreiras a serem superadas, em termos de mobilidade, acesso à cidadania, à educação, e ao mercado de trabalho, apesar de constatarmos que se multiplicam as leis e regulamentos, bem como as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. Lutam-se pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e ambiente digital.

Contudo, muito ainda há de ser concretizado, passando das intensões e sermos solidários cotidianamente e de forma igualitária impedirmos as barreiras às habilidades dos eficientes físicos. Tudo é uma questão de respeito ao ser humano e fazer valer a igualdade de acesso à dignidade.

Reflitamos sobre nossas deficiências pessoais de espírito em Entender, com Sabedoria a Ciência da capacidade de superação dos Eficientes Físicos, que plantam em nós a sensibilidade das ideias de acesso à dignidade humana.


Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MESMAS JURAS



Que faremos se a nós for reservada
A grande dita de sermos bem velhinhos?
Tu com a face hoje bela, deformada;
Meus cabelos, querido, bem branquinhos?



Não viremos quem sabe a estes caminhos,
Pois será para nós, longe a jornada;
Andaremos, contudo, bem juntinhos,
Passo-a-passo, ombro-a-ombro, de mãos dadas.

Ruja o tempo! E se o perpassar dos anos
Trouxer consigo mil e um desenganos
Seremos sempre aquilo que hoje somos!

Haverei de fazer-te as mesmas juras
E como agora, com tuas mãos seguras,
Beijar-te-ei, mui docemente, os pomos!



Poetisa Taniamá Vieira da Silva Barreto.