segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

SESSÃO MAGNA DE ELOGIA À PATRONA DA CADEIRA 01 DA ALAM

FALA DE LUIZ FILHO, EM 03 DE JANEIRO DE 2016, NA SESSÃO

Nascida no Sitio Pico dos Carros 17 de dezembro de 1950, filho de Jorge Julião da Silva e Maria Alexandrina da Conceição Dra Taniamá Vieira da Silva Barreto até os 15 anos de idade residiu no Sitio Canto, quando se deslocou para Mossoró com a finalidade de avançar em seus estudos.
No sítio canto, dos 06 aos 15 anos de idade dividiu sua vida de estudante com a lida do plantio de algodão, feijão, milho e mandioca.
Foi alfabetizada por sua mãe Maria Alexandrina e Dona Tiana, enquanto professoras da Escola Isolada do Sitio Canto.
Dos 07 aos 12 anos estudou na Escola Estadual Almino Afonso e após o Exame de Admissão ingressou no Ginásio na Escola Comercial de Martins que funcionava no prédio onde hoje é o museu.
Sem dúvida que a vida familiar sem condições financeiras não afetou a grandiosidade da formação ética e religiosa regadas com muito amor, paz, harmonia e fé, repassada, através do exemplo dos pais e avós.
Seus pais sensíveis ao seu potencial de estudante lhe encaminhou para Mossoró, onde estudou na Escola Estadual Jerônimo Rosado e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde se graduou em Bacharel em Enfermagem.
Sua vida profissional, no entanto, sempre foi no magistério.
De início dando aulas de reforço e a partir de 1970, como professora da rede básica do ensino público estadual e posteriormente, como professora da Universidade do estado do Rio Grande do Norte onde é Professora Titular Aposentada..
Dra Taniamá é Especialista em:
Tecnologia Educacional, Alfabetização de Jovens e Adultos, Administração Hospitalar, Enfermagem Médica-Cirúrgica
Mestra em Enfermagem, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tendo defendido a tese Avaliação do Currículo dos Cursos de Graduação em Enfermagem.
Doutora em Enfermagem no Contexto da Sociedade Brasileira, com a Tese Avaliação do Ensino em Administração em Enfermagem, também UFRJ.
Em 1986 elaborou o Projeto de Treinamento Especial (PET) e apresentou a CAPES que foi aprovado e até hoje funciona em várias universidades brasileiras, inclusive na nossa UERN.
Em 1988 assumiu a função de consultora da CAPES, atuando no Programa PET e em 2005, já aposentada Consultora Técnica da UNESCO, desenvolvendo suas atividades na Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.
É autora de 11 livros já publicados e de 02 ainda no prelo.
Mais de 100 trabalhos orientados nas áreas da educação, direito ambiental e enfermagem.
16 artigos publicados em revistas e anais.
Foi na construção e reconstrução das páginas das letras no cotidiano da vida que A Doutora se tornou Imortal, integrando as seguintes Instituições Acadêmicas: Acadêmica Imortal e Patronímica da Cadeira 57 do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes (CONINTER); Primeira Ocupante da Cadeira 3, como Membro Efetiva e Fundadora da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), Primeira Ocupante da Cadeira 12, como Membro Efetivo e Fundadora da Academia de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), Sócia Efetiva do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Sócia Correspondente da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) e Amiga do Museu do Sertão.

Na Academia de Letras e Artes de Martins (ALAM), como Primeira Ocupante da Cadeira 1, honra o seu compromisso de Imortal da Citada Academia apresentando o Elogio à Patrona da Cadeira 01 Professora Maria Alexandrina da Conceição, legitimando à mesma a condição de Imortalidade.