quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ELOGIO À AFLAM



Taniamá Vieira da Silva Barreto (Cadeira 12 da AFLAM) 

Lá se vão dez anos de fundação da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM)!

Lá se vão aqueles momentos de discussões, diálogos, significações, construção e reconstrução dos objetivos, finalidades, constituição e caracterização da estrutura da AFLAM, enquanto instituição líteroartística e comprometida com a semeadura da cultura e da liberdade!.

Lá se vão 10 anos, quando no Auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, no dia 17 de agosto de 2007, em solenidade orquestrada pela advogada, escritora e poetisa Maria de Fátima de Castro, o sonho se fez realidade! Realidade confirmada em 28 de novembro do mesmo ano, com a diplomação das suas primeiras 32 aflamenses, quando a AFLAM promoveu, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a solenidade para empossar as sócias fundadoras e efetivas, também sob a liderança da Presidente Maria de Fátima de Castro.

Foi um momento festivo de grande brilho, cuja abertura foi precedida pela apresentação musical do Grupo de Flautas do Conservatório de Música D'Alva Stela Nogueira, da UERN, fazendo valer o reconhecimento do potencial artístico dos mossoroenses e enaltecendo os valores culturais da terra de Santa Luzia.

A AFLAM congrega 40 mulheres que se fazem projetar através da sonoridade dos seus cantos, das suas músicas e do seu ecoar nas trilhas do imaginário poético, mostrando que a cultura deve estar sempre presente, sem exclusão na sociedade, num continum processo de crescimento, em que o desconhecido se faz conhecer e reconhecer, havendo a valorização do mundo cultural e artístico de confreiras comprometidas com a arte e a cultura.

Lá se vão dez anos de crescimento, lutas e incentivos ao desenvolvimento cultural de Mossoró, congregando escritoras, poetizas, pintoras, musicistas e artistas em geral, ressaltando a memória e o pensamento vivo de figuras femininas de Mossoró.

O significado poético pode ser decantado através dos versos de elogio à AFLAM, de nossa autoria em 2008, dos quais teve origem o Hino Oficial da nossa Academia, como segue:

Nasce a AFLAM brava e altiva!
De mulheres lutadoras e criativas,
Escritoras, pintoras, jornalistas,
Atrizes, poetizas, desenhistas.

Levanta, AFLAM altaneira!
Faz-nos cultuar sua bandeira;
AFLAM és ciência, arte; és história
És força, trabalho, bravura e gloria.

AFLAM, Academia querida
Nosso projeto; nosso ideal;
AFLAM és tu nosso sonho real
És luta; produção; és vida!

AFLAM; oh! AFLAM
Alma que a beleza irradia;
Teu lema é produção; é luta;
Resistência, compromisso e bravura.

AFLAM, és compromisso; és viver
Pulsa no peito o orgulho de você
Do caminhar de mulheres heróicas
Passarás a ser meritórica!

E assim cresce a AFLAM, contribuindo para a projeção das atividades literárias das mulheres, instigando à reflexão criativa de novos saberes!

Parabéns AFLAM, pelos seus feitos e sua história de 10 anos semeando a cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário