quarta-feira, 8 de julho de 2015

MEUS PRIMEIROS LIVROS

TÍTULO: Contemplando os céus
AUTORA: Taniamá Vieira da Silva Barreto
EDITORA: Coleção Mossoroense / Fundação Guimarães Duque
ANO DA PUBLICAÇÃO: 1982
Nº DE PÁGINAS: 83
COMENTÁRIO SOBRE A OBRA/AUTORA: O conteúdo do livro destaca-se pela linguagem poética erudita de contemplação da vida em seus vários sentidos; seja no que concerne ao amor e a profissão, seja pela valorização da família e da sociedade.

TÍTULO: A Enfermagem No Contexto Administrativo - Humanização e Filosofia da Enfermagem
AUTORA: Taniamá Vieira da Silva Barreto
EDITORA: FURRN,
ANO DA PUBLICAÇÃO: 1983.
COMENTÁRIO SOBRE A OBRA/AUTORA: Sua base epistemológica sobre o processo de gerenciamento das funções do enfermeiro orienta a reflexão sobre o verdadeiro significado do processo administrativo da atuação do enfermeiro, seja cuidando, ensinando, gerenciando ou pesquisando. Discute o processo filosofar como base de sustentação da razão de ser da enfermagem.

TÍTULO: SER SECRETARIO MUNICIAPAL DE SAUDE: UM DESAFIO À TERVENÇÃO DO ENFERMEIRO
AUTORAS: Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes e Taniamá Vieira da Silva Barreto
EDITORA: UERN / MINISTÉRIO DA SAÚDE,
ANO DA PUBLICAÇÃO: 2003
COMENTÁRIO SOBRE A OBRA/AUTORA: É uma obra originada da Dissertação de mestrado em enfermagem. Tem sua relevância própria alicerçada tanto na originalidade do objeto foco do trabalho quanto no nível de qualidade do texto, em seu conteúdo, redação e estilo.

Publicada sob forma de livro será útil a todos os estudantes e profissionais interessados nos domínios da gestão e sedentos de entender as tramas que permeiam e circundam a política de saúde e a expansão das competências do enfermeiro. O que se destaca, inclusive como contribuição a esse entendimento é o consistente argumento assumido em torno da construção histórica das políticas de saúde, culminando com o processo de municipalização, cuja consolidação tem ampliado consideravelmente a oportunidades dos espaços e papéis do enfermeiro. No bojo dessa ampliação está o seu papel de gestor da política municipal de saúde, cujas atividades são de caráter técnico e político, o que exige decisões a partir de efetiva participação democrática de toda sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário