terça-feira, 30 de outubro de 2018

JORGE: A VIDA, OS CAMINHOS, UM PROJETO


JORGE JULIÃO DA SILVA (EX-COMBATENTE)


26 / 08 / 1921 a 24 / 10 / 2018

Os sonhos, os desafios, as lutas e o heroísmo de um martinense, que rompe com todas as barreiras para proporcionar à sua Família e à sua Pátria o alcance de uma meta: a formação e a vitória. Assim foi sua vida.

Filho de Manuel Anunciato da Silva e de Izabel Maria do Espírito Santo, Jorge Julião da Silva, vulgo Jorge Anunciato, nasceu no sítio Pico dos Carros, município de Martins, estado do Rio Grande do Norte, no dia 26 de agosto de 1921. Agricultor desde a infância, não teve acesso a cultura letrada; mas, se doutorou na Universidade da Vida.

Serviu o Exército no período de 1943 a 1945, tendo exercido a função de Armeiro, sendo o verdadeiro sustentáculo no preparo das armas e da munição para que seus companheiros militares empunhassem as armas com segurança.

Com o fim da II Guerra Mundial retornou a sua cidade Martins, onde voltou a função de agricultor.

Em 1946 casou-se com Maria Alexandrina da Conceição, com quem teve 14 filhos, que na ordem da primogênita para a caçula são: Maria da Conceição, Regina Celeste, Taniamá, José de Arimatéia, Maria Dalva, Leontina, Francisco Sandoval, Vildemar (falecida), Maria do Livramento, Maria da Glória (falecida), Antonio Clóvis, Maria da Conceição, Hugnelson e Flávia Maria.

Na busca de concretizar o seu sonho de formar seus filhos mudou-se para o município de Mossoró, em 1968, onde residiu até 17 de fevereiro de 2002, retornando a sua cidade de origem Martins, no Sitio Frade, mas que não se desligou de Mossoró, onde construiu uma sólida base comunitária católica.

Homem vitorioso na formação dos filhos, Jorge Julião teve seu projeto de vida realizado, já que todos se formaram e/ou construíram uma sólida profissão, indo da formação em nível técnico ao pós-doutorado. É uma prole de bacharéis e licenciados, respectivamente, nas áreas de: Administração, Enfermagem, Engenharia, Direito, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Geografia, Biologia e Matemática.

Preocupado com os estudos Jorge Julião, além de manter os seus filhos estudando, voltou aos bancos escolares, através do Mobral, concluindo, orgulhosamente, o Ensino Fundamental I, passando a ler, escrever e calcular, com alto nível de desempenho.

Durante os 34 anos que residiu em Mossoró, Jorge para superar as dificuldades financeiras e sustentar seu projeto de família intelectual, humana e ética, exerceu as atividades de Operário Braçal, Agricultor, Pedreiro e Carpinteiro; mas nunca esquecendo a base religiosa.

Somente em 16 de outubro de 1981 foi-lhe concedida Pensão Especial, pelos serviços prestados ao Brasil durante a II Guerra Mundial, atribuindo-lhe o título de 2º TENENTE - EX-COMBATENTE, pela Força Expedicionária Brasileira – Ministério do Exército. A partir de 1986 passou a dedicar-se as atividades sociais e religiosas na Comunidade Estrada da Raiz, Cajazeiras e Santa Helena, onde construiu, coletivamente com sua família e os integrantes daquelas comunidades, a Capela de São Francisco de Assis.

Esta é uma história de luta, desafios e heroísmo, que fazem de Jorge Julião, exemplo de verdadeiro cidadão.

Depoimento da sua neta Dra Júlia Maria: Esse sim é um herói íntegro, não porque o exército o fez; mas, sim porque nasceu e todas as batalhas que a vida o impôs ele enfrentou e quando o país precisou, mais uma vez ele deu prova de que a guerra já fazia parte da sua rotina! Sempre tirei o chapéu pra esse herói.

O Exército Brasileiro o reconhece como herói. (Gracinha uma amiga da família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário