Oponho-me a compreender o termo “deficiente físico”!
- Por que?
- Simplesmente, porque seria mais apropriado dizermos que essas pessoas são dotadas de uma exagerada capacidade de superação das suas limitações físicas. Elas são hábeis, criativas e ultrapassam barreiras que nós ditos normais, fisicamente, jamais seríamos capazes de superar.
Então, denomino de “Eficientes Físicos”, essas pessoas que admiro, louvo e reverencio, pela sua condição de ser diferente não só fisicamente, mas, principalmente, pessoalmente.
Neste dia 11 de outubro de 2014, conclamo a você cidadão a buscar o entendimento do real significado de ser deficiente físico à luz da condição de ser “eficiente físico”. Buscar a compreensão de que a afirmativa: “somos todos iguais na diferença” precisa ser entendida não apenas no seu sentido epistemológico, mas, sobretudo, na essência da diferença das nossas “deficiências pessoais” de sentimentos e capacidades de superação.
O dom do Entendimento, um dos 07 dons do Espírito Santo, nos dá Sabedoria para compreender com a Ciência do coração, do sentimento e da humanização o dom da Fortaleza que é a capacidade de superação das barreiras do ambiente que nos cerca.
As pessoas com Eficiência física, seja de qual ordem for: visual, motora, auditiva ou mental, são dotadas ou desenvolvem com o tempo a sua capacidade de superar as deficiências dos ambientes que as circundam.
São inúmeras as barreiras a serem superadas, em termos de mobilidade, acesso à cidadania, à educação, e ao mercado de trabalho, apesar de constatarmos que se multiplicam as leis e regulamentos, bem como as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. Lutam-se pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e ambiente digital.
Contudo, muito ainda há de ser concretizado, passando das intensões e sermos solidários cotidianamente e de forma igualitária impedirmos as barreiras às habilidades dos eficientes físicos. Tudo é uma questão de respeito ao ser humano e fazer valer a igualdade de acesso à dignidade.
Reflitamos sobre nossas deficiências pessoais de espírito em Entender, com Sabedoria a Ciência da capacidade de superação dos Eficientes Físicos, que plantam em nós a sensibilidade das ideias de acesso à dignidade humana.
Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário