segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DIA 13 DE OUTUBRO: MÚLTIPLAS HOMENAGENS


Dia 13 de outubro de 2014, zero horas e sete minutos e eu me preparando para iniciar a minha segunda jornada de repouso e estar pronta, às 06 horas, para a reza do terço de Nossa Senhora (esta é a minha prática matinal), quando me vem o pensamento: Gente, hoje é o dia do escritor! Devo dizer alguma coisa sobre esta data!

Sou uma aposentada que intensifica dia a dia sua prática de escritora e poetisa. Então, como deixar passar em branco data tão significativa? Tornei a me indagar: O que sei desta data? Qual sua origem?

Sobre o dia do escritor, foi no dia 13 de outubro do ano de 1988 que o egípcio Naguib Mahfouz recebeu o Prêmio Nobel da Literatura, sendo o primeiro escritor de língua árabe a ser agraciado por tal homenagem.

Acessei a internet e quão grande foi a minha surpresa ao perceber que no dia 13 de outubro são comemorados também o dia do Fisioterapeuta, do Terapeuta Ocupacional e o que é mais surpreendente, o Dia Mundial da Vida!

Insisti, então, no questionamento: Como posso dar conta de assuntos tão adversos e complexos?

Opto por aquele menos complexo o qual mais domino: A Vida! É graças a ela que consigo exercitar a minha atividade de escritora! É por ela e com ela que expresso meu pensamento, mesmo sabendo as limitações que me são impostas pelas restritas condições de uso das palavras.

Volvo meu olhar para longe em busca de encontrar fundamentos para que eu possa expressar o significado da vida ...! E estarreço ao perceber que, senão a minha vontade de senti-la minha, a vida nada mais é do que a sabedoria transbordando em nosso coração. Então, precisamos apenas olhar para dentro de nós mesmos e buscar em nosso coração a marca da sensibilidade para fazer fluir os sentidos da sabedoria e do sentimento transbordados e se fazendo compreender através da escrita. É colocar no papel (ou na tela do computador) a sensibilidade que a vida lhe oferece.

É na simplicidade da palavra escrita que se encontra a verdadeira essência do entendimento da vida solidária. Peço a Deus que a saúde se espalhe sobre toda a humanidade para que todos nos tenhamos vida com amor, paz e solidariedade.


Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário