quarta-feira, 15 de outubro de 2014

MINHAS LEMBRANÇAS DE PROFESSORA.



15 de Outubro de 2014

Dia ensolarado, pássaros cantando, beija-flor sugando os néctares de uma frágil flor da roseira do meu quintal.

Minhas lembranças fluem do pensamento como um rolo de filme infinitamente rico em mensagens e imagens de fatos ocorridos na minha vida, desde a tenra idade!

Saboreio cada lembrança advinda do meu cotidiano docente e do convívio com minha mãe e minha vó materna, ambas professoras.

Busco relacionar o meu ser professora com os delas e para minha alegria tem tudo a ver! Muita semelhança! Semelhança até nas experiências.

Alegria, porque como professora, fui o retrato fiel das minhas grandes mestras: Francisca Viana de Messias (avó) e Maria Alexandrina da Conceição (mãe).

Em meio a tantas recordações lembrei das palavras carinhosas de uma ex-aluna, hoje professora prestes a se aposentar que serviram de alimento para o entendimento do meu papel na formação do aluno-cidadão, contribuindo para tantos profissionais inseridos no mercado de trabalho. Ela (Rizelda Silva) assim se expressou:

- "Boa tarde, professora poeta. Amei depois de muitos anos o retorno a te encontrar e saber que você está bem.
Sabia que você foi uma de minhas referências na vida acadêmica e profissional? Fui sua aluna na nossa época de Colégio Estadual. Pena que não lembre  de seus alunos! Foram tantos! E com tantas histórias! Viu como você fez a diferença em nossas vidas !!?
E tem mais, sugiro para os meus professores de química, alguns projetos que a senhora desenvolveu com sua turma. E tá tendo uma boa aceitação. Falei de ti e de seus ensinamentos, para nossa professora de Química. Ela amou a Gincana que você preparou para nós, no Ensino Médio. Iremos realizar em breve. Trabalhamos com oficinas de confecção de tabela periódica. Show com os alunos do Ensino Médio."


Neste nosso dia, obrigada Rizeuda (Riz Silva), só deu certo porque seu coração foi um terreno fértil onde plantei minha prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário