sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

DISCURSO (BALNEÁRIO NO CONHECIMENTO)





Antonio Marcos de Oliveira





Ilustríssimos membros da mesa, a quem eu saúdo em nome da ilustríssima Sra. Presidente doutora Taniamá Vieira,

Prezados pesquisadores e pesquisadoras,

Representantes de Órgãos culturais

Senhoras e senhores,

Boa noite

De antemão, convém salientar que a pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e de informações, é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural. Isso posto, convenhamos que ela corresponde ao maior grau de civilização de um povo e, nesse sentido, este empreendimento, que ora celebramos, aliás e a propósito, nestas instalações que equivalem a um templo do saber, também passa a se destacar no cenário cultural e científico da cidade, através do seu impacto sobre a sociedade e a cultura, além de sua contribuição para a pesquisa acadêmica.

Do mesmo modo, este glorioso evento, que trata do fenômeno da interdisciplinaridade, também se reveste de elevada importância, porque é referencia de informação de qualidade no panorama científico. Assim, trata-se de um planejamento interdisciplinar na área pedagógica, envolvendo ciências da educação e ciências jurídicas, de maneira que as disciplinas correspondentes foram relacionadas em seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino, tornando as atividades científicas mais eficientes e, consequentemente, mais viáveis e fortalecidas.

Obviamente, essa tecnologia impacta a comunidade como um todo, e a forma pela qual ela é usada determina se seus impactos são positivos ou negativos. Então, perante tais aspectos, o desenvolvimento e o fornecimento de educação de pós-graduação em bases interdisciplinares impactará positivamente, no sentido da otimização da capacitação das próximas gerações de acadêmicos em ambos os campos de estudo, com as habilidades necessárias para a devida abordagem dos problemas mais complexos da coletividade social.

Portanto, é com muito orgulho, muita honra e pleno senso de solidariedade, que nós parabenizamos e prestamos esta justa homenagem a essa plêiade de pesquisadores e pesquisadoras que, respectivamente, motivados e motivadas, inspirados e inspiradas para a realização de suas pesquisas, se empenharam em comprovar com segurança a existência dos fenômenos pesquisados, solucionando devidamente, através de decisões cruciais, os respectivos problemas enfrentados, cujo trabalho também se reveste de elevada importância para outros pesquisadores e profissionais.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário