sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

DISCURSO DE LANÇAMENTO DA COLETÂNEA “BALNEÁRIO NO CONHECIMENTO”




Taniamá Vieira da silva Barreto

23 de janeiro de 2020

DIGNAS AUTORIDADES

SENHORAS E SENHORES


A especificidade do momento exige que eu inicie esta fala dizendo o significado da Coletânea Balneário no Conhecimento e o perfil dos seus autores.

Ater-me-ei, então, aos livros e autores com os quais tive o prazer de conviver por quase dois anos, no desenvolvimento dos trabalhos.

Que ousadia! Que Projeto!

Foram buscas significativas para a confirmação de nossas hipóteses e argumentação das categorias investigadas; lidando com as diversidades de conhecimentos, pensamentos, crenças e ideais; mas, sempre respeitando as diversas concepções ali presentes. Este Fato permitiu adentrarmos nos princípios da interdisciplinaridade e alçar grandes voos, mergulhando na criatividade específica de cada um dos pesquisadores, para podermos navegar num mar de sabedorias, através da nau da ciência.

Sim, porque os conteúdos dos livros aqui expostos compõem uma coletânea de cunho científico sobre relatos de pesquisas.

Como podem perceber os senhores, é indecifrável quão significativa foi essa experiência; dela surgindo novos discursos e novas praticas, independente da área de formação de cada um e de todos.

É inimaginável o valor da aprendizagem interdisciplinar que construímos com os nossos pares organizadores: Dra. Kátia, Dr Marcos, Dr. Clóvis, Dr. Welithon e Dr. Edilson! Aprendizagem esta aprofundada:

Com as constantes presenças e resgate à realidade de Sandra Sâmara, Keila, Dalva, Saúde, Júlia Maria, Soares, e Marcionilio.

Com a silente presença e persistência de Ana Rízia, Efraim, Claudio, Wigna, Conceição Vieira, Rayane, Bianca, Juliane, Sávio, Fábio e Luzilene.

Aprendemos até com as compreensíveis ausências de Wilson, Aleksandra, Jocélio e Dra. Gercina.

Foi assim que consolidamos, coletivamente, entre Discursos e Práticas Interdisciplinares, um significativo conhecimento sobre vários saberes, de diversos temas nas áreas de: Tecnologia da Informação, Educação, Assistência Social, Enfermagem, Odontologia, Agronomia, Direito, Matemática, Ensino, Currículo, Gestão e tantas outras que podem provocar a ampliação da nossa visão do mundo e das coisas.

É um Balneário com temáticas instigantes e desafiadoras, rompendo com os modelos tradicionais de fazer pesquisa, avançando na perspectiva de transformação da realidade e utilização de modos diferentes e relevantes de produzir conhecimentos.

É uma produção concebida como um campo de significados que vão além da base epistemológica alicerçada em entrelaçamentos com a subjetivação das ideias imaginativas, mas sem se afastar do significante da crítica da razão; conhecendo o que é e significando as relações de adequação entre o entendimento do fenômeno e a verdade dele próprio.

São águas serenas de saberes científicos tangenciados por ondas da educação, das ciências sociais, do direito e da saúde, mas com a esperança de que novos riachos trarão novos conhecimentos, numa perspectiva de superarmos nossas limitações.

É por isso que, com este projeto, posso dizer:

Aprendi!

Refleti!

Reaprendi!

Voei para outros espaços em busca do novo!

Lacei-me nas asas da imaginação e criei o meu próprio mundo!

Devastei meus pensamentos e adentrei no significado de novas criações!

Resgatei as experiências e percebi que ainda não sei ...!

Ressignifiquei minhas ideias!

Aprendi a ver o conhecimento com um novo olhar.

Sabedoria? Talvez...!

Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário