quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dia de São Caetano.

São Caetano (1480-1547)


07 de AGOSTO de 2014 - O italiano Caetano era formado em direito civil e canônico e, ainda jovem, foi eleito senador na cidade de Vicenza. Muito religioso, quando transferiu-se para Roma, procurou viver longe do sucesso trazido pelo assédio das multidões.

O papa Júlio II, porém, o convenceu a assumir o trabalho de escrivão apostólico. Neste ofício, Caetano começou a perceber que a Igreja necessitava de profundas reformas, mas que essas deveriam ocorrer com calma, no silêncio e que proporcionasse a real melhoria das condições de vida do povo mais necessitado.

Caetano viveu em Roma 13 anos e, nesse tempo, procurou realizar esse tipo de trabalho: levava conforto às pessoas, buscando melhorar a qualidade de vida das mesmas. Preocupava-se, sobretudo, com os doentes, pobres, crianças abandonadas e prisioneiros. O dinheiro recebido pela herança de sua mãe, doou-o todo.

Juntou-se, então, a três outros companheiros e fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, que vivendo em pobreza e na prática da caridade, desejava ser um exemplo para o Clero Secular. Com o passar do tempo, a Ordem espalhou-se pela Europa e seus fundadores conseguiram ajudar muita gente, transformando suas vidas.


Santificando minha vida:

Como Caetano, como melhoro a vida daqueles que me são próximos?


Oração a São Caetano


Ó São Caetano, Anjo protetor dos enfermos e moribundos, luz nas trevas do erro e das dúvidas da fé; vós que refutastes as heresias, purificai a minha fé dos erros das superstições; e já que os meus pecados me desviaram do caminho da inocência, ajudai-me a trilhar o caminho da penitência.

Afastai de mim as doenças, acompanhai-me nas minhas enfermidades, assisti-me na hora da minha morte para que eu possa partir tranqüilamente deste mundo para junto de vós, e lá no céu possa desfrutar para sempre, a alegria e a felicidade que Deus prometeu aos seus fiéis. São Caetano, rogai por nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário