sexta-feira, 22 de agosto de 2014

DIA DO FOLCLORE


22 de AGOSTO de 2014 - Estamos no Terceiro Milênio e a 67 anos de criação e instalação da Comissão Nacional de Folclore, destinada a promover e incentivar os estudos e pesquisas folclóricas e a representar, como entidade nacional, as instituições folclóricas e os folcloristas brasileiros nas suas relações com personalidades e grupos estrangeiros interessados no assunto. O ato de criação aconteceu em 7 de novembro de 1947, pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), órgão nacional brasileiro da UNESCO; e sua instalação, em sessão plenária presidida pelo Dr. Levy Carneiro, Presidente do IBCC, em 19 de dezembro do mesmo ano. 
   Entendemos e defendemos que a democratização das informações sobre a cultura é condição essencial para que cultivemos o hábito de revitalizar os valores culturais de um povo. 
   Então, hoje (22 de agosto) é dia de reflexão sobre as políticas públicas, principalmente, sobre quais ações estratégicas estão sendo planejadas e implementadas tendo em vista a promoção do direito à memória, à proteção e promoção da diversidade das expressões culturais e desenvolvimento das potencialidades do patrimônio cultural. 
   É o momento de revirar o baú de nossas memórias e procurar refletir sobre a contribuição dos Mestres do nosso Folclore (conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração): Cascudo, Veríssimo, Soto Maior, Altimar, Manoel Marinheiro (Boi Calemba), Cornélio (Araruna), Deífilo e tantos outros, para a preservação do nosso folclore do Brasil. As lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. 
   Precisamos revitalizar nossa memória cultural através do folclore.


Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário