sábado, 30 de julho de 2016

A menina da roça Taniamá nasceu vocacionada para o saber[1]

Carlos Alberto Lima Filgueira[2]
(Primeiro Ocupante da Cadeira 15 da Acjus)

Saudação às autoridades...
Noite de júbilo, de contentamento para todos que fazemos a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS. Peço vênia, antes de iniciar a apresentação da ilustre acadêmica Drª Taniamá Vieira da Silva Barreto, para proceder a um registro de que julgo merecedor o caminhar inicial da ACJUS, e que diz respeito à Sessão Magna de Instalação e Posse dos Acadêmicos, na noite memorável de 24 de julho de 2015, realizada no seleto auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mossoró (OAB), representação de Mossoró. Feliz a ACJUS, por já iniciar a sua trajetória de trabalhos no campo das ciências jurídicas e sociais, sendo acolhida por uma Entidade que positivamente representa um marco na defesa da ordem democrática e dos direitos humanos.  Tanto assim que, no apogeu do golpe militar, de 1964 a 1985, ao lado da ABI, do lendário Barbosa Sobrinho e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a OAB desempenhou papel de notória resistência a todos os atos repressivos contra a dignidade de milhares de brasileiros, e que, desta forma, macularam a nação como um todo. Parabéns, pois, Drªs Juizas, Drs. Juizes, Drªs advogadas, Drs advogados, confreiras e confrades, por pertencerem a uma Entidade de tamanha expressividade. Parabéns ao Dr. Aldo Fernandes, liderança jovem que, na atualidade, preside a OAB local, com discernimento e competência. Seria de bom proceder que as duas entidades, OAB e ACJUS, pudessem ser parceiras em defesa do estado de direito e contra quaisquer resquícios de autoritarismo no conjunto da sociedade, além da possibilidade de juntas, produzirem novos saberes.
Findo esta parte exordial de minha fala expressando, de todo coração, a felicidade do privilégio de apresentar tão ilustre acadêmica, a confreira Drª Taniamá Vieira da Silva Barreto, o que, julgo, deve-se à bondade do seu coração e à amizade que mantemos ao longo da vida, notadamente no convívio acadêmico.
Daí que não poderia deixar de apresentar-lhe os mais sentidos parabéns pela escolha feliz do Patrono de sua cadeira N° 3, o Dr. Laplace Rosado Coelho, que, em vida, foi exemplo de honradez, ética, solidariedade, humildade, além de o notório saber. Foi-me, pois, privilégio, ter-lhe sido assessor direto, quando ele presidia a então URRN/ FURRN, nos momentos mais difíceis da Instituição, e por ter-lhe recebido belas lições de vida.

DADOS BIOGRÁFICOS DA ACADÊMICA
Nome completo: Taniamá Vieira da Silva Barreto
Local de nascimento: Martins/RN
Nome dos pais: Jorge Julião da Silva e Maria Alexandrina da Conceição
Nome do Esposo: José Danilo Barreto.
Filhos: José Danilo Barreto Junior, Danúbio Anildomá Vieira da Silva Barreto e Maira Dalila Vieira Barreto.
Atualmente reside em Mossoró – RN, na Rua Dr. Moisés da Costa Lopes, Nova Betânia.
Interessante acrescentar que, conforme depoimentos da própria acadêmica, seu nascimento foi, precisamente, na zona rural da serra de Martins, na localidade Pico dos Carros. Depois, seus pais estabeleceram residência no Sítio Canto, distante 3 km da zona urbana.
Dos seis aos 15 anos de idade, sua vida se dividiu entre as atividades de estudante e a lida no plantio de algodão, feijão, milho e mandioca.
As limitações financeiras dos seus pais não lhe diminuíram, no entanto, a grandiosidade da formação ética e religiosa que,  no dizer da acadêmica, foi regada com muito amor, paz, harmonia e fé, através dos exemplos fervorosos dos pais e avós.  
Os seus pais, sensibilizados com a determinação da filha Taniamá, que já se mostrara de muita afeição aos estudos, e com o compromisso na formação dos 13 filhos, transferem-se para Mossoró, onde a menina da roça, passo a passo, alça o verdadeiro vôo; o voo da liberdade, através dos vastos saberes adquirido. Vale acrescentar que, de uma prole de 13 filhos, 11 tiveram o privilegio da formação superior. A confreira Taniamá, terceira filha, é a primeira a formar-se.
Dos depoimentos colhidos de alguns dos seus familiares, sobre a pessoa da acadêmica Taniamá, merece destaque o do esposo, senhor José Danilo Barreto: “Eu não tenho nem palavras para definir a mulher, a esposa Taniamá. Compreensiva ao extremo. Companheira solidária em todos os momentos da minha vida. Mãe exemplar. Além do orgulho que sinto em conviver com uma mulher dessa magnitude”.
Da irmã Lila: “Teve uma representação cultural marcante em minha vida. Vejo-a como uma pessoa perseverante, obstinada em tudo o que faz. Os valores cristãos estão em primeiro plano. Como filha, representou, e ainda representa, orgulho e incentivo a todos os irmãos”.
Do irmão Clóvis: “Para mim é como uma mãe. Foi a precursora, a primeira a se formar, além de representar incentivo a todos os irmãos. Em termos de educação, foi paradigma para todos”
Do sobrinho Edílson: “Representação acadêmica. Sensibilidade humana. Sinônimo de religiosidade.”
Na condição de seu apresentador, tenho a dizer que, no cotidiano da nossa existência, dificilmente nos damos conta do valor incontestável de determinadas pessoas, que passam despercebidas de um julgamento de valor mais criterioso. É preciso haver uma convivência mais aproximada, o compartilhar das atividades profissionais e culturais, para percebermos que, bem perto de nós, existem pessoas verdadeiramente extraordinárias em todos os campos da atividade humana. A acadêmica Drª Taniamá constitui-se, aqui, um grande exemplo de vida.
Na URRN/FURRN, de antes e depois da estadualização, estivemos juntos participando de várias comissões, sempre no trato de soluções para a nossa amada universidade. Foi a partir daí que me dei conta dos inestimáveis valores da nobre confreira: amiga; colega solidária; raciocínio rápido; disciplinada e organizada, para quem não havia obstáculo que se não pudesse transpor. E o que é fato é que esses valores persistem até hoje, o que pode ser comprovado em todas as academias a que a confreira pertence.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação: Graduação em Enfermagem, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - de 1972 a 1976
Especialização:
·         Especialização em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
·         Especialização em Administração Hospitalar, pela Faculdade São Camiliana de Hospitais.
·         Especialização em Programa de Pós-Graduação em Nível de Residência Universidade de Pernambuco, com área de concentração em Enfermagem Médica-Cirúrgica, tendo, recebido o título de Enfermeira Destaque da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco.
Mestrado:
  • Mestrado em Enfermagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1984 a 1986.
Doutorado:
  • Doutorado em Enfermagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1993 a 1996

LIVROS PUBLICADOS
Biobibliografias: Acadêmicas da AFLAM (Org.) – 2015
Na Ponta da Pena: Poetização do Imaginário – 2015
Benedito Vasconcelos Mendes: um projeto,... Vários desafios. Organização coletiva com Susana Goretti Lima Leite – 2015.
Poesia e Bíblia: influencia do sagrado na poesia de Antônio Francisco – produção coletiva com Maria do Socorro de Albuquerque Gurgel – 2013
A Leitura e o Ensino Religioso: Dialogando com a pedagogia de Jesus - produção coletiva com Ivanilza Silva Nascimento e Marta Noberto de Sousa Aquino de Medeiros - 2013
Ser Secretário Municipal de Saúde: um desafio à intervenção gerencial do enfermeiro – produção coletiva com Suzana Alves de Azevedo Carneiro - 2003
Maria Alexandrina: uma cortina que se abre, uma vida que se esvai - 2011.
Da contemplação à devastação dos céus: entre poesias e crônicas – 2011
Mariana Neuman Vidal da Costa: reconstruindo sua história sua vida - 2011.
A Enfermagem no Contexto Administrativo: Humanização e Filosofia da Enfermagem – 1983
Contemplando os Céus - 1982

ARTIGOS CIENTÍFICOS
A prática de enfermagem em hospitais de Mossoró: da teoria à realidade
Correntes de Pensamento que Embasaram e Embasam A Pratica de Enfermagem
Um olhar sobre o Programa Brasil Profissionalizado.

TÍTULOS E HONRARIAS
- Professor Emérito da UERN.
- Membro Titular Efetivo e Fundadora da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), ocupando a cadeira 03.
- Acadêmica Imortal e Patronímica da Cadeira 57 do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes (CONINTER)
- Sócia Efetiva do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP)
- Membro Titular Efetivo e Fundadora da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), ocupando a Cadeira 12.
- Membro Titular Efetivo Vitalício e Fundador da Academia de Letras de Artes de Martins (ALAM), ocupando a Cadeira 01.
- Sócia Correspondente da Academia Apodiense de Letras (AAPOL)
- Sócia da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC)
- Medalha ao Mérito Educação Professor Solom Moura da Câmara Municipal de Mossoró.
- Amiga do Museu do Sertão.
-Medalha Mérito da Saúde da Câmara Municipal de Mossoró.
- Cidadã Mossoroense da Câmara Municipal de Mossoró
- Cidadã Messiense da Câmara Municipal de Messias Targino.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Ouso anunciar, ao Dr. José Wellington Barreto, digno presidente da ACJUS, às respeitáveis confreiras e respeitáveis confrades, na noite do Cântico de Louvor à acadêmica Taniamá, que ela recebe um presente da maior relevância, e que é a longevidade do seu honrado pai, Jorge Julião da Silva, que nesta precisa data completa 94 anos da sua existência e ainda acompanhando, com muito orgulho, os louros alcançados por sua querida filha, a acadêmica Taniamá. Aplaudamos, pois, os exemplos dignificantes do Sr. Julião.
Confreira Taniamá, a ACJUS orgulha-se de tê-la no seu quadro de sócios, e saiba: cada produção sua representa uma janela que se abre para o mundo: O mundo da cultura, o mundo das artes, o mundo da poesia, o mundo de todos os saberes, todos comprometidos com a paz e a felicidade de todos os povos!
Acadêmica Taniamá: A menina da roça, hoje acadêmica, prova que nascera vocacionada para o saber. Parabéns.
Juntemo-nos, agora, no deleite das palavras da Drª Taniamá e do historiador e pesquisador Geraldo Maia, no elogio a seus respectivos patronos. Muito obrigado, de todo o coração.
Em Mossoró, estado do rio Grande do Norte, em 26 de agosto de 2015
Prof. Carlinhos Filgueira
foto oficial do elogio


Dra Taniamá




[1] Trabalho de apresentação pelo Confrade Carlos Alberto Lima Filgueira à confreira Dra Taniamá Vieira da Silva Barreto, em Sessão Magna da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró, no dia 26/08/2015, no Auditório do Hotel Villa Oeste, no momento do elogio ao patrono da cadeira 03, Laplace Rosado Coelho.
[2] É Pedagogo e Professor Titular aposentado da Universidade do estado do Rio Grande do Norte. É integrante da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (Acjus) ocupando a cadeira 15, com a patrona Dagmar Lima Filgueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário