domingo, 31 de julho de 2016

EDILSON GONZAGA DE SOUZA JUNIOR: ATENDENDO AO CHAMADO COM ALEGRIA[1]


Por Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto[2]

Excelentíssimo Dr José Wellinghton Barreto, Presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró - ACJUS, através do qual cumprimento os integrantes desta douta mesa solene

Dileto Padre Sátiro Cavalcante Dantas na pessoa de quem saúdo todos os acadêmicos da ACJUS, presentes nessa solenidade;

Dignos familiares dos homenageados

Senhores e Senhoras parentes dos confrades elogiantes.

Este é um momento de muito regozijo para mim, por assumir tão importante compromisso: o de apresentar a caminhada do Dr. Edilson Gonzaga de Souza Júnior até seu adentramento na Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS.

De igual regozijo é o sentimento de falar para tão seleta plateia integrante desta sessão magna de elogio.

Para falar do Dr. Edilson é preciso reportar-nos a Anthony Robbins ao dar ênfase ao significado do aperfeiçoamento quando afirma: “Engraçado, costumam dizer que tenho sorte. Só eu sei que quanto mais eu me preparo mais sorte eu tenho”.

Assim, se comporta Edilson Gonzaga: Quer ter sorte? Estude! Busque! Questione! Prepare-se!

Dr. Edilson é, desde o nascimento, aquele que veio para encantar, servir e brilhar.

Muito amado e esperado é o primogênito de três filhos do Piloto Edilson Gonzaga de Souza e da Professora Maria Dalva Vieira, sendo suas irmãs: Carla Vieira de Souza e Silvia Vieira de Souza.

Dr. Edilson nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 10 de outubro de 1977. Por força de conveniência familiar de seus pais veio para Mossoró, aos 07 anos de idade, aqui fixando moradia, estudando, se formando, constituindo família e trabalhando.

É Casado com Cristiane de Oliveira e pai de Edilson Gonzaga de Souza Neto e Eduardo de Oliveira de Souza.

EDILSON É:

Filho Dedicado
Irmão Preocupado
Esposo Amoroso
Pai Carinhoso
Neto Presente
Primo Competente
Sobrinho pra Imitar
Profissional Exemplar.

São estas as características percebidas e sentidas sobre o Edilson Júnior.

Aliás, na compreensão dos seus familiares e amigos, o Edilson é um grande menino de natureza simples, integro, responsável, dedicado a família, focado no bem estar de todos ao seu redor.

Isto, talvez se deva ao fato de, ainda criança, aos 08 anos, o Edilson ter assumido no leito de morte do seu pai, o compromisso de cuidar da mãe e das suas duas irmãs.

O fato é que com a morte do pai, Edilson se sentiu responsável pela família protegendo as irmãs e zelando pelo bem estar de toda sua família. Enquanto a mãe trabalhava como professora manhã, tarde e noite, ele cuidava das irmãs.

Certa vez Dalva chegou em casa, quando todos os filhos já dormiam. Foi olhar e acomodá-los na cama; e quando arrumava o travesseiro viu algo estranho e para sua surpresa era uma faca debaixo do travesseiro do Edilson.

Ao amanhecer o dia a Professora Dalva o interrogou:

- Filho, o que significava aquela faca debaixo do seu travesseiro?

De pronto ele respondeu:

- Mãe se entrar algum ladrão aqui em casa o enfrentarei com a faca e botarei para correr.

Mesmo com este espírito de defesa o Dr. Edilson nunca brigou fisicamente; só com argumentos e sempre buscou estratégias pacíficas para se defender. É tão verdade, que ao ingressar no Ensino Fundamental, no Colégio Diocesano, e percebendo que havia muitos colegas agressivos que ENCRENCAVAM com todos os outros alunos, chamados de valentões ricaços, ele logo encontrou uma saída para ninguém se meter com ele, divulgando para todos:

- Moro na Estrada da Raiz. Não tenho medo de nada; pois lá todo dia amanhece um, dois ou três mortos. Só tenho que ter cuidado para não pisar no sangue que dá no meio da canela. Com essa fama passou a ser respeitado por todos, principalmente os valentões.

Soube se impor com suas idéias criativas. Estratégicas!

Aliás, sua altura física lhe ajudou muito.

Amante da justiça e defensor dos oprimidos é esta a principal característica do Edilson, o carioca gozador, que ama e defende o Nordeste, passando esta mensagem de exemplo e abnegação para os seus filhos.

Como pai, é muito enérgico com os filhos, ao mesmo tempo em que é acolhedor e protetor. Quando sua mãe interfere diz, de pronto:

- Estou criando como a senhora me criou, desarmando-a de qualquer argumento.

Edilson Gonzaga de Souza Júnior adora fazer brincadeiras. É gozador e provocador de raciocínio. Faz as pessoas pensarem, criando situações de forma despojada, principalmente com sua irmã mais nova, sua maior admiradora, que diz: - todos os neurônios foram gasto nele e por isso ela é tão desprovida de inteligência.

Impõe inferir que esta sua irmã Silvia, é formada em administração, e mesmo durante sua graduação se destacou como gestora de recursos humanos e na área da política da administração empresarial.

Retomando ao foco desta minha fala, a formação humanizada e de profunda religiosidade do Dr. Edilson Gonzaga de Souza Júnior foi completada com sua formação educacional, acompanhada sempre de perto por sua mãe Dalva e seus avós maternos, vez que sua vó paterna, Dona Aurora tinha ficado distante, em São Paulo. Estudou nas seguintes Instituições:

a) Ensino Fundamental foi no Colégio Diocesano;

b) Ensino Médio no Colégio Dom Bosco

c) Formação de Nível Superior: na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e na Faculdade de Ciência e Tecnologia Mater Christi

Edilson é Advogado e Especialista em Direito Previdenciário, em Ensino de Ciências e em Geografia e Gestão Ambiental, além de licenciado em História e Biologia.

Como escritor e pesquisador ele encontra no cotidiano da prática jurídico-educativa o espaço para a descoberta dos motivos da produção do conhecimento como instrumento de significação da sua própria prática advocatícia e pedagógica.

Aliás, mesmo durante a sua primeira graduação superior, que foi a licenciatura em Geografia foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da UERN, sob o financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) / Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) / Biociências e Tecnologia (BITEC). Das atividades de bolsista surgiu a sua primeira produção científica: No Caleidoscópio da Qualidade de Vida e Trabalho de uma Comunidade de Baixa Renda, o qual teve o parecer favorável dos órgãos de fomento, com recomendação de publicação.

Ao graduar-se em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, em 2010, Dr. Edilson deu continuidade à temática da pesquisa realizada durante a licenciatura de Geografia; desta feita com o enfoque constitucional, cujo título é: O Caleidoscópio de uma Comunidade de Baixa Renda no Cerceamento da Garantia Constitucional: Educação, sob a orientação do Pós-Doutor e Imortal Paulo Lopo Saraiva e sob a minha co-orientação, cuja banca aprovou com louvor.

No que tange suas atividades profissionais, Edilson é servidor público estadual e municipal, como professor da Educação Básica, atuando na Educação de Jovens e Adultos (EJA). E, como autônomo, exerce a função de advogado, priorizando ações da vara civil.

Ao dividir sua prática de professor com a de advogado e continuando a dedicar-se à pesquisa e à produção do conhecimento como instrumentos do cotidiano da sua prática jurídico-educativa, Edilson dedica-se a produção do conhecimento, a arte e a cultura, integrando as atividades da Sociedade de Estudos do Cangaço (SBEC), Academia de Letras e Artes de Martins (ALAM), Comissão do Folclore (COMFOLC) e Academia de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS).

É amante e perquiridor de todo e qualquer tema sobre a cultura nordestina e religiosidade popular. É estudioso da obra do Romancista, Dramaturgo e Ensaísta Ariano Suassuna.

É de sua autoria a pesquisa “À Maneira das Benzedeiras e a Riqueza da Cultura Nordestina”, que transformou em artigo publicado na Coletânea “Cartas da Caatinga”, da Coleção SBEC.

Na qualidade de pesquisador emitiu parecer técnico ao livro Lembranças e Rimas de autoria do Dr. Antonio Clovis Vieira.

Aliás, sua história de vida sócio-cultural e científica é permeada das mais diversas atividades, dentre as quais podemos citar: Vice-Presidente da Comissão de Educação da OAB, membro do CONSUNI da UFERSA e membro da CPA da UFERSA; além de atuar como assessor técnico na área de Educação e Ação Social com ação direta nos programas Brasil Alfabetizado, FUNDEB, Conselhos Municipais de Educação, Alimentação Escolar, Caixa Escolar, como também atuação direta no assessoramento a operacionalização do Cadastro Único e CRAS.

Está no prelo um livro de coletânea das pesquisas por ele realizadas com o título “Benefício Especial Rural: Dificuldades e Injustiças no Processo Concessório”.

O Edilson tem uma caminhada pessoal e profissional íngreme, mas fortalecida pela fé e esperança de que as barreiras são facilmente ultrapassadas se somos dotados de competência, compromisso e determinação para construir um projeto humanisticamente qualificado e eticamente respeitoso aos direitos dos cidadãos.

Para Edilson a vida torna-se mais suave quando somos leves e simples em nossas atitudes, buscando adoçar com amor as coisas amargas da vida. Isso nos possibilita chegarmos à imortalidade, sem atropelos e respeitando os espaços do outro.

E para finalizar, parafraseando Charles Chaplin, desejo todo o sucesso a este cérebro criativo capaz de transformar lindamente a vida, a natureza e a humanidade.

Avante Edilson!

Avante em seu projeto de vida abençoado por Jesus e aprovado por Nossa Senhora.

Obrigada.



[1] Oratória alusiva ao Confrade Edilson Gonzaga de Souza Júnior, primeiro ocupante da Cadeira 22, da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), proferida no dia 24 de junho de 2016, no auditório da OAB, momento em que o mesmo proferia seu Elogio ao Patrono da Cadeira da sua cadeira.


[2] É titular da Cadeira 03 da ACJUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário