sábado, 12 de julho de 2014

DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL.


12 de JULHO de 2014 -.O engenheiro florestal tem um vasto e importante campo de atuação. Ele estuda

e faz projetos para a preservação dos recursos renováveis e para a conservação
de ecossistemas. Além de elaborar
relatórios de impacto ambiental das atividades humanas em áreas de florestas, pode planejar e executar obras e serviços técnicos em engenharia rural em construções para fins florestais.

Ele também estuda e faz projetos de aproveitamento racional de florestas e de reflorestamento, fazendo inventário florestal para manejo e melhoramento de florestas naturais e plantadas, pesquisando até a produção de sementes e de mudas para melhorar as características das plantas.
Na indústria de móveis, de papel e celulose, por exemplo, elabora os projetos de plantio e reflorestamento das espécies mais adequadas.

Também poderá atuar em atividades ligadas à ecologia e defesa sanitária, administração e desenvolvimento de estudos para preservar e conservar os parques e reservas naturais e, é claro, atividades de ensino e pesquisa ligadas à sua área de formação.



Você sabia?

A homenagem ao Engenheiro Florestal no dia 12 de julho foi proclamada pelo Papa Pio XIII, estando a proteção deste profissional a cargo de São João Gualberto.

João Gualberto foi um italiano, que presenciou seu único irmão ser assassinado. Naquela época as famílias poderosas e ricas deveriam vingar-se dos assassinos dos seus entes. Após insistente procura, numa sexta-feira santa encontrou o inimigo, que implorou seu perdão. tomado de compaixão João Gualberto o perdoou. Para agradecer a Deus pelo seu ato , João entrou na Basílica de São Miniato e quando de joelhos ele notou que o crucifixo o qual agradecia, destacava-se da parede inclinando-se para ele e naquele instante ouviu o chamado interior: "Vem e segue-me".

Assim, ele segue a vida religiosa como monge na Abadia de São Miniato e depois no Vale de Vallombrosa, onde fundou nova ordem, com marcante respeito a floresta. Morreu em 12 de julho de 1073. Nos séculos seguintes, esses monges se especializaram em botânica.

Eis o significado de São João Gualberto ser o Santo Protetor dos Engenheiros Florestais.

Complemento de texto: Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário