sexta-feira, 18 de julho de 2014

DOIS GIGANTES...


  Vale a pena ...! 
  É tarde do dia 18 de julho de 2014. Mais, precisamente, 14:45” horas. No meu repouso mental, penso ...! Reflito...! Penso e analiso, principalmente, o cruzamento do fatos ocorridos; e, os vultos pensadores, cientistas sociais, políticos, escritores e críticos de opiniões: Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 / Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013 – morre de infecção pulmonar) e João Ubaldo Ozório Pimentel Ribeiro (Itaparica-BA, 23 de janeiro de 1941 / Rio de Janeiro, 18 de julho de 2014 - morre de enfisema pulmonar), ambos advogados mas, cada um no seu campo do conhecimento e construção do pensamento sobre as coisas; porém, tendo um vértice em comum: a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, via conhecimento e ação como fonte de libertação! 
  Nelson Mandela, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, pela sua história de vida, teve no dia 18 de julho de 2010, sua homenagem como Dia Internacional de Nelson Mandela. Aliás, sua vitória sobre o apartheid mudou a história e faz parte do Patrimônio da Humanidade. 
  João Ubaldo, escritor e crítico contemporâneo, de ousadia ímpar, com projeção internacional, falecendo, exatamente, no dia Internacional de Nelson Mandela (um idealista) e no Dia Nacional do Trovador (o que seria da poesia não fosse os trovadores?)! 
  Quanta grandeza de humildade e firmeza de convicção teve o Nelson Mandela, quando não se curvou ao racismo e a ditadura dos fracos que pensam ser fortes, neutralizando o regime do apartheid! 
  Penso, então: não devemos nos orgulhar da cor de nossa pele; mas sim da grandeza da nossa consciência; da força das nossas ideias, em contribuir para a formação da consciência dos povos e da determinação em nossas ações! 
  Penso e ajo pelas minhas convicções, mesmo na poetização da vida e na busca do conhecimento como instrumento de nossa liberdade! Quanto orgulho de buscá-la! 
  Viva o ideal de Mandela! 
  Viva os sonetos de Ubaldo! 
  Viva o verdadeiro representante do Trovador, atribuído ao  Gilson de Castro, cirurgião-dentista  e um dos mais importe estudioso da trova do Brasil


Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário