sexta-feira, 18 de julho de 2014

Faleceu o Escritor e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro.


18 de JULHO de 2014 - Hoje o campo das letras amanheceu de luto, pois falece, aos 73 anos, no rio de Janeiro, o Imortal da Literatura Contemporânea João Ubaldo Ozório Pimentel Ribeiro. Ocupante da Cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL) o advogado, escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, nasceu em Itaparica (BA) deixou um legado de mais de 15 livros, entre eles Viva o Povo Brasileiro e o Sorriso do Lagarto, traduzidos em vários idiomas. Sua maior honraria foi o Prêmio Camões. Autor de freses inéditas como: “O sujeito vai lá, tapa o nariz e vota.” “Em tese, somos capazes de nos apaixonar por tantas pessoas quantas sejamos capazes de lembrar, o limite é este, não um ou dois, ou três, ou quatro, ou cinco, ou dezessete, todos esses números são arbitrários, tirânicos e opressores”.


(Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto)



"Se não entendo tudo, devo ficar contente com o que entendo. E entendo que vejo estas árvores e que tenho direito a minha língua e que posso olhar nos olhos dos estranhos e dizer: não me desculpe por não gostar do que você gosta; não me olhe de cima para baixo; não me envergonhe de minha fala; não diga que minha fala é melhor do que a sua; não diga que eu sou bonito, porque sua mulher nunca ia ter casado comigo; não seja bom comigo, não me faça favor; seja homem, filho da puta, e reconheça que não deve comer o que eu não como, em vez de me falar concordâncias e me passar a mão pela cabeça; assim poderei matar você melhor, como você me mata há tantos anos."



(João Ubaldo Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário